Por que devo fazer backup dos meus documentos?

PIB do setor de transporte cresce 2,8%

9 de junho de 2017

10 perguntas ao adquirir um software de controle de frota

19 de junho de 2017
exibir

Por que devo fazer backup dos meus documentos?

Backup é uma cópia de segurança realizada dos dados e arquivos daquele servidor ou computador.

A importância do backup: seja por falha técnica, vírus ou acidentes, a perda de informações da empresa e dos clientes pode resultar em paralisações e grandes prejuízos financeiros

É inegável afirmar que, hoje, a maioria das informações de uma empresa transportadora e de seus clientes está armazenada em arquivos digitais. Pode ser por meio de banco de dados, servidores, pastas no disco rígido ou HD externo, o fato é que as informações carregam grande importância, afinal, sem elas a empresa simplesmente para.

Já pensou não conseguir emitir um CT-e por perda no banco de dados? Desta forma, o caminhão, com a mercadoria do cliente, ficará empacado até resolver essa situação? Ou de, por conta da perda de informações, não conseguir faturar, realizar processos ou pagamentos?

Backup é uma cópia de segurança realizada dos dados e arquivos daquele servidor ou computador.

Em casos de ataques de ransomware e bloqueio criptografado dos arquivos, sua empresa tem uma cópia de segurança ou estará definitivamente nas mãos dos criminosos?

São inúmeras possibilidades de perda que podem paralisar totalmente a empresa e causar grandes prejuízos financeiros, muitos deles irreparáveis. No entanto, há apenas uma forma de evitar que esses possíveis contratempos prejudiquem o dia a dia da empresa: o backup das informações.

O coordenador de infraestrutura da Sialog, Welliton Cardoso, responderá algumas perguntas sobre a importância da cópia de segurança (backup) para a empresa.

Primeiramente, o que é backup?

Backup é uma cópia de segurança realizada dos dados e arquivos daquele servidor ou computador. A periodicidade depende muito do volume de informações que aquela empresa acumula dentro de um período de tempo (dia, semana, mês). Desta forma, se ocorrer alguém problema, as informações serão recuperadas com todas as alterações até o momento em a cópia foi realizada.

Quais falhas podem ocasionar a perda de dados?

Praticamente todos os equipamentos (computadores, placas, HDs) ou softwares são suscetíveis às falhas técnicas, o que geralmente ocasiona a perda de dados. Também podemos considerar como motivos de falhas roubos, incêndios, fenômenos da natureza (raios), entre outros.

É possível perder bancos de dados por falha humana?

A falta de preparo e conhecimento da pessoa que está manejando essas informações ou os equipamentos que carregam esses dados pode sim acarretar na perda. Em 2016, um funcionário, acidentalmente, fez com que todos os dados dos servidores da empresa e seus quase 1500 clientes fossem apagados. Com certeza você não quer ser outro exemplo, certo?  Por isso manter funcionários capacitados e treinados é tão importante quanto utilizar bons equipamentos.

Com os ataques frequentes de ransomware, o backup poderia ser uma alternativa para não deixar a empresa nas mãos dos cybercriminosos?

Esse nome, ransomware, se tornou muito mais popular nos últimos tempos, quando grandes empresas tiveram seus arquivos, documentos e dados criptografados e “sequestrados” por um grupo de cybercriminosos. Outros tipos de vírus podem infectar o computador por meio de sites e e-mails maliciosos, pendrives ou programas, trazendo prejuízos para a empresa.

Por isso o backup é tão importante, mas há uma forma bem mais “fácil” de evitar essa situação: se prevenir das invasões, porque nunca se sabe o quão poderoso é aquele vírus. Mantenha sempre antivírus e softwares atualizados. O usuário também deve ter o bom senso de identificar o que é ou não confiável acessar.

Quais mídias utilizadas para armazenar o backup de segurança?

Levando em consideração, sempre, o volume de informações, há inúmeras mídias que podem ser utilizadas no backup de segurança: desde mídias portáteis, como DVD, Pen-drives, HDs externos, até servidores específicos para backups (neste caso, indicados para empresas maiores).

Quais cuidados ter?

As mídias de backup também requerem cuidados, bem como os demais equipamentos da empresa. Elas devem ser armazenadas em locais seguros, secos, longe do sol e de radiação (autofalante, no-breaks, monitores), tomando cuidado para não deixá-las cair no chão, etc. É aconselhável a substituição das mídias após algum tempo de uso. Por isso, é bom ter mídias extras, caso alguma quebre acidentalmente.

É muito importante, também, realizar testes periódicos para saber se estão funcionando corretamente. As mídias podem se desgastar e perder a capacidade de manter as informações.

E se eu quiser economizar com equipamentos físicos, qual outra opção de backup confiável?

Uma opção confiável e que exige menor investimento e manutenção da empresa é hospedar o backup na nuvem (leia mais sobre AQUI).

No caso dos serviços de Cloud Computing oferecidos pela Sialog, os benefícios permeiam servidores e equipamentos de última geração, equipamentos de reservas, para troca imediata mediante apresentação de defeitos, redundância de internet, com mais de um fornecedor, redundâncias de energia elétrica, salas vigiadas 24 horas e backups instantâneos em servidores nacionais e internacionais.

Quer conhecer sobre nossos serviços de armazenamento na nuvem? Entre em contato conosco pelo chat do site (www.sialog.com.br), pelo e-mail comercial@sialog.com.br ou telefone (14) 3604-2200. Se preferir, entramos em contato com você!